sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Protocolo Maia a verdade Part 1



Segundo alguns sites, blogs e reportagens sensacionalistas a civilização Maia prévio o fim do mundo para o próximo dia 21/12. Decorrente da interpretação do calendário circular Maia, algumas pessoas do ramo da astrologia, nova era e até cristãos estão alardeando o fim do mundo, alguns prevêem, tsunamis, terremotos super explosões solares e até o choque de um suposto planeta que esta vindo em direção a terra o Nibiru.


Vamos conhecer um pouco da cultura e do calendário que esta causando tanta preocupação na atualidade e desvendar as verdades e mentiras sobre este povo que habitou parte da America central.

Os Maias habitaram cidades estado do sul do México até boa parte da America central, região chamada de Mesoamérica, tinham uma arquitetura magnífica, eram ótimos escritores, criando sua própria escrita, também eram grandes astrônomos, construíram pirâmides escalonadas e também eram ótimos matemáticos, chegaram a trabalhar com o conceito de ´´zero`` bem antes dos europeus. Na astronomia elaboraram maneiras de acompanhar os movimentos da lua e de Vênus sem precisar de telescópio. O que chama a atenção em tão elaborada civilização não é seu esplendor mais como desapareceu praticamente ´´de uma hora pra outra``.

Cidades estado a partir do ano 800 foram aos poucos abandonadas, até que a selva tomou conta de tudo, os paleontólogos e pesquisadores tem varias hipóteses do porque isso aconteceu, dentre as teorias estão problemas na agricultura e guerras internas, já que cada cidade era um estado independente guerras étnicas seriam normais.

O calendário Maia. A confusão.

O calendário Maia não é dos mais simples de se entender, ele era um calendário cíclico ou seja circular, onde os Maias marcavam festivais, anos e grandes períodos de tempo conhecidos como ´´conta longa``, conta esta que acaba próximo dia 21/12, vamos entender um pouco do calendário?

TZOLKIN

É o calendário sagrado.tem um ciclo de 260 dias, formado por 20 dias (cada um com seu hieróglifo) e 13 números (1 ao 13). Cada dia tem seu próprio nome e um numero. Resultando em 260 dias (20x13). Cada nome de mês também é um hieróglifo, e pode ser traduzido como, Jacaré. Vento. Casa. Os Maias diriam ´´ 1 jacaré``´´2 vento``´´3 casa``, etc. ate outra volta ´´2 jacaré`` ´´3 vento`` ´´4 casa``... Não há inicio nem fim definidos. O ciclo coincide com o período de gestação humana (cerca de nove meses) e o intervalo entre plantação e colheita de certos tipos de milho.

HAAB

O calendário secular conhecido como ´´ciclo das chuvas``, tem 265 dias. Coincide com o nosso calendário que marca o tempo que a Terra demora para dar uma volta completa em torno do Sol. O haab era formado por 18 meses de 20 dias, com um mês de 5 dias no final. As datas são indicadas pelo nome do mês e o numero do dia, exatamente como no nosso calendário. Por exemplo, ´´dia 1 do mês kayab`` ´´dia 3 do mês zip``... juntos o TZOLKIN e o HAAB serviam para prever eclipses programar festivais e visitas aos templos dos deuses.

A CONTA LONGA

Usava ciclos bem maiores em vez do sistema decimal, partia de um sistema de base 20. Para saber calcular, é preciso ter em conta o seguinte.

PERIODOS                          EM DIAS                                     MAYA

20 dias                                  20 dias                                         1 uinal

18 uinals                               360 dias                                        1 tun

20 tuns                                  7.200 dias                                    1 katun

20 katuns                            144 mil dias                                    1 baktun

13 baktuns                           1.872 mil dias                                1 grande ciclo



No conta longa os valores são indicados por pontos. Os mais a esquerda são os maiores. Exemplo a data 7.14.5.0.3 representa a passagem de 7 baktuns, 14 katuns, 5 tuns, 0 uinals, e 3 dias. O conta longa gera um período de tempo conhecido como Grande Ciclo, previsto para acabar agora em 2012.

(fonte: Aventuras na Historia. Edição 112 novembro pag. 30 e 31)

Achou o calendário Maia complicado? Eu também mais foi baseando-se nele que pessoas estão datando o fim do mundo para o mês de Dezembro, tendo por isso o final do grande ciclo.

O que podemos saber até agora é que os Maias não se preocupavam com 1012 já que seu calendário era cíclico e eles mesmos não profetizaram o fim do mundo e sim o fim de um grande ciclo, tendo por certo que outro ciclo se iniciaria, é por exemplo como hoje as pessoas procuram ter bons pensamentos a respeito do próximo ano que se inicia, tem gente que tem boas previsões, tem gente que não, mais o ano novo vai chegar iniciando um novo ciclo.


A comparação acaba aqui pois os Maias não previram para 2012 o fim do mundo, mais se eles não profetizaram isso quem´´ profetizou``? E podemos saber se os Maias esperavam o fim do mundo para 2012?

Veja a resposta a estas perguntas na parte final desta matéria

Protocolo Maia a verdade

Por Roberval J.A

Nenhum comentário: