sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sabão e fogo.





texto base: Ml 3,2

Neste texto vemos uma revelação de Deus singular a respeito da obra de Cristo Jesus, o profeta Malaquias descreve o dia em que o Senhor apareceria e diz duas coisas a respeito dele que são muito interesantes, vejamos o texto:

Ml 3,2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.(grifo meu) 

Vejamos por que esta comparação, primeiro percebemos que a profecia esta em tom de juizo, pelo menos é isto que o versiculo junto com a cadeia de versos que se seguem revela, seria simples chegarmos a uma conclusão aqui ´´este julgamento é sobre pessoas``, em parte porque ele na verdade é sobre o pecado.

O fogo na Biblia é bem associado a pessoa de Deus como vemos nos respectivos textos:

Ez 1,14  Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo revolvendo-se nela, e um resplendor ao redor, e no meio dela havia uma coisa, como de cor de âmbar, que saía do meio do fogo.


Mt 3,11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Temos ainda outros textos mais não nos demoraremos nestes, percebemos que claramente se fala sobre Jesus ser como o fogo do ourives, que derrete o metal tirando dele suas escorias, ou seja suas impurezas, é com este sentido que o fogo é mostrado no texto, quando Deus ´´coloca`` o homem no fogo da purificação de Cristo não é pra sua destruição mais para sua limpeza, onde Jesus retira todas suas impurezas ( do homem) e o torna limpo pelo sacrificio da cruz.

Mais é o sabão? o que tem a ver? porque o escritor compara a obra de Jesus a do sabão dos lavandeiros?

Vemos a qui a profundidade da revelação de Deus agindo sobre o profeta Malaquias, esta visão esta relacionada a sua obra como homem, infelizmente os judeus não conseguiram entender isto estava oculto a seus olhos.

Primeiro analisemos uma coisa, de que é feito o sabão?

Dentre outras coisas o sabão tem como base em sua quimica a GORDURA, isto mesmo gordura, mais como gordura tira gordura?
atravez de alguns reagentes quimicos o sabão reage nas moleculas de gordura tornando assim estas faceis de se lavar com água.

Estou convencido que esta revelação ao profeta não era simplesmente uma palavra sem sentido mais uma revelação da obra do Cristo Homem, pois sua palavra diz que ele mesmo se fez semelhante a nós ou seja semelhantes a gordura ou carne, veja:

1Pe 4,1 ¶ Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado.

Fica evidente que este sacrificio seria feito por um homem, a semelhança da gordura ou seja da carne mais com um poder miraculoso junto com outros componentes que tornavam a mistura propicia para limpeza da vida humana.

Vemos ainda que Cristo em seu ministerio terreno sempre dependeu do Pai para fazer suas obras como veremos a seguir:

Jo 5,30  Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

Jo 8,28 Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou

Mt 12,28 Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.

Ou seja tudo que Jesus fez ele fez na dependencia do Pai, e isso foi por livre escolha ele escolheu agir assim para nos dar o exemplo.

Por isso vemos que sua obra não seria só como o fogo consumidor mais tambem como o sabão que lava a sujeira da vida humana tornando o homem limpo diante de Deus.

Glorifiquemos aquele que se tornou semelhante a nós para nos salvar de nossos pecados e vivamos uma vida agradavel a Ele.

Roberval J.





Nenhum comentário: