quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

o nome de Jacó erá uma maldição em sua vida? desmistificando a visão G12.


E Jacó disse: Não tenho nada a ver com esse negocio de G12.

 
Este com certeza seria o argumento do patriarca Jaco, filho de Isaque e neto de Abraão o pai da fé, vou explicar por que, depois de algum tempo sem postar nada sobre o G12 estou de volta ao tema, inflamado por uma palavra que ouvi em uma igreja que visitei dia desses, se acendeu em mim um espirito apologético (risos).


Lembrando que todos os encontros são padronizados, e as mensagens ouvidas são as mesmas quero falar sobre uma hoje, a intitulada ´´Peniel, o encontro com Deus``. Onde é feita uma exegese, ops, deixa eu tirar um pouco dos termos teológicos, na verdade a idéia passada através da mensagem ´´Peniel`` é uma mentira, que tem o ´´intuito`` e deixo aspas bem a mostra porque não passa de uma falacia, e vou falar porque.


1º O nome de Jacó não era uma maldição em sua vida, idéia propagada através dessa mensagem, antes de tudo analisemos um fato.


Você e sua mulher estão alegres pois nasceram seus dois primeiros filhos, que benção, e ainda são gêmeos, maravilha dia de alegria, agora eu pergunto, você colocaria no seu filho um nome que invoca uma maldição? Sim? Não? Pois é se você tem um minimo de bom censo dirá que não.


Logo percebemos que o pai, Isaque não tinha essa intenção, vejamos o texto e perceberemos por que ele ganhou esse nome.


Gn 25,26 Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó. (Parte A)

Jacó significa: aquele que segura o calcanhar, ou suplantador. Não preciso dizer nada sobre o primeiro significado do nome mais sobre o segundo, que significa, vencer.


É claramente perceptível na cultura antiga onde vivia Isaque que as circunstancias em que se nascia um filho poderiam influenciar no seu nome, e isto é claro na vida de Jacó, aquele que agarra o calcanhar de seu irmão.


Infelizmente parece que pegaram Jacó para ´´Judas`` pois jogaram o nome do patriarca na lama muitas pessoas na onda da ´´maria vai com as outras`` também pregam a mesma coisa, que Jacó é um nome de maldição e por isso ele precisava ter seu nome mudado para Israel, o que nós leva ao segundo tópico.


2º Em momento algum a Bíblia diz que o nome de Jacó foi mudado por causa de algum mal. Nem Deus através do anjo do Senhor diz tal coisa, ser chamado de Jacó não caracterizava nenhum mal sobre a vida daquele homem, logo sabemos que Jacó não significa nem nunca significou maldição na vida do filho de Isaque, por isso se você está pensando em colocar o nome de seu filho de Jacó, fique a vontade, mais se ainda esta duvidando vejamos uma coisa interessante, a Bíblia continua chamando Jacó de Jacó, quer ver? Pegue sua Bíblia e abra nos textos ( Êxodo 6,3; Números 23,21; Salmos 24,6; Isaías 2,5; Jeremias 46,27, etc.


Tem mais, é só procurar. Pergunta pra você caro leitor inteligente que tem a mente de Cristo, se o nome antigo, Jacó, significava algum tipo de maldição, e o nome dele foi mudado para não invocar nenhum mal sobre ele, porque a Bíblia continua chamando ele de Jacó ainda? Se você é destes que crêem de outra forma pode postar um comentário para debate, (no bom sentido claro).


Gosto de imaginar personagens bíblicos nos dias de hoje, e se uma entrevista com Jacó chegasse aos nossos ouvidos sobre o uso indevido de seu nome no movimento G12 e em outras mensagens, é provável que ouviríamos algo do tipo: Não tenho nada com esse negocio de G12, e nem o meu Deus.


No mais que a paz de Jesus nosso Senhor domine em nossos corações

 
Roberval J.A.



Nenhum comentário: