segunda-feira, 22 de novembro de 2010

já viu a ´´magica`` da caneta?


A Vida cristã e a ilusão de ótica da caneta Bic.



Uma reflexão:
Ano de 1995, se me lembro bem, minha memoria ainda que eu force só me remete a este período, tempo este em que vi pela primeira vez a ´´magica`` da caneta bic, bom acho que todo mundo já viu esta magica, que na verdade de magica não tem nada, mais sim de ilusão de ótica.


O ´´truque`` é fácil, pegue uma caneta bic comum, ( gosto da bic, porque acho que o efeito é mais real) coloque-a entre os dedos polegar e médio segurando ela quase na ponta balance de forma rápida para cima e para baixo, pronto, esta ai a magica.


Eu me achava o máximo, fazendo este truque a caneta parece ´´amolecer`` na sua mão, mais quando você para de balançar a mão a caneta parece voltar a seu estado normal, era muito legal.
O fato é que a caneta não ´´amolece`` mais nossa percepção dela sim, nossos olhos pregam uma boa peça em nós de um modo muito simples, a velocidade da mão, passa a impressão de amolecimento do corpo da caneta, pura ilusão de ótica , ela permanece firme, rígida, inflexível.


Tudo bem a esta altura você já esta se perguntando ´´o que tem a ver, bic e vida cristã?`` Vou explicar: esta ilusão acontece com a percepção das pessoas que não são cristãs, isso mesmo, geralmente as pessoas de fora de uma idéia, comunidade, ciência etc, tem muitas vezes uma visão distorcida do meio que não lhe é familiar, no caso vida cristã, a visão certa de um servo de Deus tem que ser clara e certa, principalmente nestes tempos trabalhosos, onde a ´´caricatura`` evangélica esta tão desproporcional ao que realmente a palavra de Deus diz:
Sl 125,1 Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
Ora se eu tenho uma visão distorcida de algo, logo minha postura em relação a ela será também diferente, assim como crianças ficam maravilhadas diante de uma caneta que não tem nada de mais, as pessoas ficam desconcertadas diante de uma manifestação verdadeira de cristianismo, quando digo cristianismo, penso no sentido mais puro da palavra, que pra mim é, a pratica da vida de Deus na minha vida, vida cotidiana vivendo sob a influencia do reino do meu Deus e de seu Cristo.
Não só a postura das pessoas de fora, mais também das pessoas de dentro devem ter uma fé firme em quem são os representantes de cristo na terra, cargo esse muito importante, digo não fé nas pessoas mais nos atos que cristo opera através delas, afinal foi ele mesmo que disse ´´sem mim nada podeis fazer`` creio piamente nisso.
Os servos do altíssimo tem algumas características peculiares, mais gostaria de citar só trés aqui: firmeza, fé, amor.
Nestes tempos a firmeza tem se escoado pelo ralo como água, as pessoas tem pouca firmeza, em alguns casos nenhuma, deixando as pessoas que olham esses exemplos perturbadas, ora quem quer seguir um representante de alguem que nem ele mesmo crê no que prega, gosto muito da parábola do pastor e do palhaço.
Certo pastor com suas trés ovelhinhas estavam num certo domingo na igreja quando o palhaço do circo em frente, começou a fazer anuncio do espetáculo da noite, naquele dia o pastor que estava na porta da igreja reparou que 50 pessoas foram ao circo, passado uma semana, só uma semana 200 pessoas estavam indo ao circo na terceira semana até as trés ovelhinhas do pastor foram ao circo, ele indignado com aquilo foi falar com o palhaço dizendo:
------Como você consegue juntar tanta gente ai dentro e eu não consigo trazer ninguém pra igreja?
O palhaço respondeu:
------ A diferença entre mim e você é que eu conto a mentira como se foce verdade, e você conta a verdade como se foce mentira.
Entendeu? Não? Vou ser bem direto se você não está interessado em viver um evangelho de verdade vá plantar batatas na roça que você terá mais futuro, isso mesmo, tá escandalizado? Isso mesmo, é pra mexer com seu mundinho gospel mesmo.
Que tipo de servo de Cristo vive ´´jogado`` pra lá e pra cá nos ventos de coisas estranhas dos últimos tempos? Firmeza não existe mais, é só um ´´fanfarrão`` falando que é apostolo cuspindo heresias e comendo a carne se cobrindo com a lã das ovelhas aparecer e a vida do servo ´´firme`` de cristo já balança.


Onde estão as pessoas com o espirito de Daniel, Isaías, Paulo, Samuel ?


Não se venda fique firme só os que vão até o fim herdam a coroa, ou você quer morrer na ´´praia``?
Segundo, fé, o que é fé pra você? Pense um pouco, já pensou? Agora me diga ela esta posta em quem? Em Deus? Ou em alguma outra coisa? Tipo o falastrão do culto de domingo que mais parece um animador de auditório, é tanta vontade de encher o ego do povo que ao invés do povo sair cheio da palavra saem cheios de ´´vento`` como balões de ar que satanás vai estourar lá fora, porque a fé deles não tem nenhum valor diante de um inimigo que só respeita alguem que tem um relacionamento vivo com Deus. Desculpe uma coisa, talvez o ´´falastrão`` de domingo que você ouviu seja seu pastor, nem todo pastor é falastrão mais todo falastrão quer dar uma de pastor, seduzindo seus ouvintes com promessas sem fundamento algum, não é a toa que Paulo já avia falado sobre esses. Tenha fé em Deus e não fé na fé, tenha fé em Deus e não fé no dia, se esta sol você está bem se faz o tempo chuvoso você tá mal, ninguém vai seguir um exemplo de fé desse.
Por ultimo amor, deixe-me dizer-lhe algo pra que você fique impactado, (risos) se você pensa que seu ´´posto`` na igreja, sua credencial, seu paletó, sua teologia, seu profundo conhecimento das ciências humanas, seus ´´pulinhos no corinho de fogo`` vão te dar alguma ´´moral`` no tribunal de cristo, se enganou feio, isso mesmo sabe o que vai contar aqui neste mundo e no vindouro é se sua ´´carteirinha`` dada por Jesus vai estar com você , sabe qual? Não? Deixa eu te mostrar:


Jo 13,35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.


Prontinho, quer ser conhecido como discípulos de cristo? Ame, ame, e ame, sem restrições, sem barganhas, sem jogos de interesse, sem reservas, ame todos com o amor com que Deus amou você, então sua identidade cristã estará sendo autenticada por Deus, e os homens saberão que somos seguidores de Jesus.

Nós podemos até parecer fracos, por fora mais o poder de Deus em nós é eficaz, a caneta parece amolecer mais ela continua firme, e você continua firme?


Sl 15,1-5 Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?


2Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração;


3aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo;


4aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda.


5Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe subornos contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado.
No mais a paz. Maranata.
Roberval J:A

Nenhum comentário: