Crente carnudo!
---- Irmão Flavio, que negocio é esse de você ´´ cantar `` as irmãs do grupo de louvor e até ter passado a mão na irmã Vanessa?
---- Há pastor é o exu da safadeza que me faz fazer isso, a culpa não é minha não, da pra fazer uma oração por mim?
---- Claro peraê que vou pegar meu porrete ungido!
E com essa historia começo minha meditação de hoje pra seu crescimento, se notou alguma semelhança com os dias de hoje, você é bem observador, alias tudo hoje em dia é o demônio que faz, ele até tem mais tempo pra falar no culto que o próprio Jesus, é um tal de o que você ta fazendo, quantos tem ai, qual é seu nome, ele ( o diabo ) se sente muito especial afinal, tudo de ruim é obra dele.
Mais o que a palavra de Deus diz sobre isso? Será que tudo de ruim, inclusive passar a mão na irmã é culpa do ´´ dema `` onde fica a responsabilidade do ser humano, e outra coisa existe demônio da luxuria? Vejamos. Aproveita e arranja uma ´´ confusão `` santa levando este estudo pra seu amigo que andou lendo os livros da Sra Backster e da Rebecca Brown, então segura ai a chapeleta e vamos nós.
Gl 5,19 (a) Porque as obras da carne são manifestas, as quais são:
Quero começar com algumas perguntas que definiram a rota de nossa meditação, primeiro existem demônios que obrigam os seres humanos a fazerem coisas que não querem sem estar possessos? Se sim como podemos identificar isso? Segundo, podemos atribuir tudo de ruim que o ser humano faz a uma atividade demoníaca velada ou não? Onde fica a responsabilidade humana se não temos na verdade controle, se somos só marionetes do inimigo.
Bom com estas perguntas podemos delimitar nossa zona de estudo para não divagarmos por assuntos periféricos.
Respondendo a primeira questão baseado nas palavras do Senhor Jesus, o Mestre diz que as inclinações ruins procedem ou tem origem no coração do próprio homem e não no coração do diabo vejamos:
Mt 15,19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. ( grifo nosso)
Vemos que por si só o homem é capaz de praticar o que é ruim sem a ajuda ativa de satanas, no entanto mesmo podendo finalizar aqui o estudo vamos mais alem, Jesus diz que coisas ruins como a prostituição vem do interior do homem, do coração vem o que é ruim, o Mestre sabia que o ser humano é capaz de errar sem a intervenção direta do inimigo, o pecado que existe no homem é capaz de guir o homem por um caminho ruim, não é isso que Tiago diz?
Tg 4,1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?
Satanás pode influenciar externamente uma pessoa como fez com Pedro, induzindo ao erro limitando seu campo de visão, ainda assim não podemos dizer que o irmão Flavio foi obrigado pelo diabo a passar a mão na irmã sem que ele quisesse, com isso resolvemos a pergunta anexa, mesmo o inimigo agindo na vida do ser humano ele não pode obrigar o mesmo a fazer aquilo que não quer, ao contrario do pecado que traz o ser humano debaixo de correntes e o prendem debaixo de seus erros.
Segundo acho que com a primeira pergunta respondemos a segunda, mais mesmo assim vamos buscar nas escrituras sobre o assunto, vemos no primeiro homicídio da humanidade Caim matando Abel, no entanto não vemos a ação de satanás ali, poderíamos inferir na historia a presença de satanás veladamente para matar Abel, no entanto Deus ao se referir a Caim, fala ao próprio Caim e suas intenções deformadas pelo pecado:
Gn 4,7 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. (grifo nosso)
Deus diz que o desejo de Caim era contra ele, ou seja, a inclinação ruim produzida pelo pecado era má, e esta inclinação o levaria a ruína se ele não a domina-se e administra-se, na verdade sabemos o que ouve Caim acabou dando ouvidos a esta inclinação ruim.
Poderíamos atribuir toda aquela situação ao diabo dizendo que ele mexeu os pauzinhos por traz de tudo, até podemos mais não temos isto escrito na Bíblia, o que temos é que o desejo ruim de Caim prevaleceu sobre sua vida.
O homem não é marionete de satanás mesmo o inimigo muitas vezes tendo alguma culpa no cartório, ele não é o único culpado, o Pai que violenta a filha, o marginal que rouba o casal de idosos, a mãe que joga seu filho na lata do lixo, e o crente que passou a mão na irmã (no caso de nosso personagem fictício) tem sua culpa diante de Deus por isso toda vez que você ou alguém mais quiserem usar o diabo como motivo pra continuar pecando lembrem-se destas palavras:
o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
Roberval J. A é teólogo pela faculdade Betesda, e presbítero na comunidade Crescendo na graça em Suzano. Email para contato é robervalraul@yahoo.com.br ou pelo fone 7352-7551
Nenhum comentário:
Postar um comentário