Gn 2, 25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Meditando estes dias sobre a vida no Eden, pensava no por que Adão e Eva estavam nus, vivendo juntamente sem se envergonhar um do outro.
Descobri uma coisa que Deus fez o homem para ser um ser transparente, isso mesmo a transparencia que é tão vista nas crianças, onde um adulto sabe facilmente interpretar se ela esta triste, com raiva, com sono etc.
A maneira como Adão vivia no Eden era seu estado de espirito, ele não tinha nada que esconder ou de que se envergonhar, para nós sim é motivo de vergonha andarmos nus por ai, mais quero tocar nesse assunto depois. Adão desfrutava da companhia de outro ser que tambem É em sua essencia transparente, ainda que nossa visão por causa de nossa limitação seja muitas vezes erronea sobre sua pessoa. Esta vida que nosso ancestral vivia era uma vida sem camuflagem, sem medos, sem receios, como deveria ter sido otima a vida de Adão antes do pecado.
Seus musculos orgãos genitais sua postura, seus reflexos tudo absolutamente tudo em Adão refletia quem ele era, alguém simplesmente transparente, sua vida se tornou ainda mais refletiva quando Deus lhe apresenta, como disse o proprio Adão:
Gn 2,23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Deus faz uma adjuntora alguem a altura, em todos os aspectos, (bom quase todos pois geralmente as mulheres são baixinhas) comparavel ao homem, não estou filosofando esta foi a intenção original de Deus que a mulher tambem revelasse a perfeição do Todo-Poderoso.
Mais ainda caminhando junto com Adão, Eva e Deus no jardim dos meus pensamentos descubro que pra mim, andar nu normalmente com alguém sem me importar em nada com isso é no minimo estranho...hum, por que será?
Adão sempre conversou com Deus na virada do dia, ou seja ao entardecer, nesse periodo Deus e Adão junto com Eva tinham uma singular comunhão, não procurei ousar imaginar por medo de fugir do que realmente tenha acontecido, mais posso conjecturar, que erá o relacionamento de um Pai que no final de um dia de trabalho chega em casa e pergunta ao filho o que ele fez durante o dia, e todo cheio de esperiencias para contar começa a detalhadamente dizer o que fez, será que estou sendo muito fantasioso? Quem sabe? só na eternidade talvez saberemos.
Mais um certo dia ao entardecer Deus vem conversar com a Adão e não o encontra no lugar costumeiro de comunhão, com sua voz poderosa chama ´´Adão, Adão onde estas?`` Interesante que ele age como se não soubesse, afinal um erro teria que ser esposto por aquele que errou, por entre as folhagens se ouve um murmurinho, é Adão junto com sua mulher escondidos no meio da relva, a voz divina novamente chama Adão e envolto em vergonha aquele ser que erá semelhante a seu criador é desfigurado, manchado, e desprovido de transparencia.
Adão agora com uma vestimenta rudimentar, aparece de entre as folhagens e diz:
Gn 3,10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
Quem te disse Adão que estavas nu? foi a pergunta de Deus.
Adão agora estava irreconhecivel, sim irreconhecivel, aquele homem sem medo sem mancha nenhuma na alma agora é timido temeroso, preucupado, e com certeza ele vai descer mais alguns degraus em sua vida.
Porque voce comeu da arvore Adão? Deus pergunta.
Numa atitude defenciva e evasiva ele joga a culpa em Eva, o primeiro degral foi descido, ele nem sequer cogitou a possibilidade de pedir perdão mais procurou se esconder mais ainda por entre desculpas esfarrapadas, desculpas essas que não poderiam cobrir seu pecado.
Infelizmente junto com Adão tambem perdemos nossa transparencia, mais em Cristo podemos viver cada vez mais na verdade e ser transparentes pois essa é a vontade de Deus a todos nós.
O inicio da santidade é ser transparente, pois a agua transparente revela o que a no fundo do rio .
( Roberval J.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário