Rm 1,3Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
Antes de tudo este poste é dedicado a uma amiga e irmã em cristo, o motivo pelo qual escrevo esta reflexão, é simples ela me perguntou se acredito no natal, claro, quem não acredita, já acreditei até em papai noel, acreditar no natal é café com leite.
Na verdade estou sendo um pouco ironico, acredito que o natal é uma data festiva muito singular pois antecede o fim do ano, onde uma nova espectativa de vida é formada em nossas mentes, e desejamos tanto a nós mesmos como a quem amamos muita alegria, paz e prosperidade no ano que se aproxima.
Mais falando um pouco sobre o natal, gostaria de focar sobre a pessoa que ´´dizem`` o povão estar homenageando, isso mesmo Jesus, o fato é que esta festa, não faz parte do calendario cristão, a igreja primitiva não celebrava o nascimento do Senhor, nem vemos mensão nas escrituras sobre isso,no entanto não é errado lembrarmos do nascimento do nosso salvador.
O mito de que Jesus tenha nascido em dezembro não tem base biblica nem historica, é bem provavel que ele tenha nascido no mes de setembro no muito outubro, pois dezembro é inverno em Israel, e o inverno lá é muito rigoroso.
Dificilmente um resenceamento teria sido feito no inverno, pois as pessoas teriam de andar grandes distancias a pé quando muito no lombo de animais e isso é pouco provavel.
A biblia tambem relata que avia pastores cuidando de rebanhos ao relento, no rigor do frio em Israel tambem é muito pouco provavel, é provavel que tenha ocorrido entre o verão e o outono.
Infelizmente hoje o significado que o natal deveria ter passa bem longe, da palavra de Deus, afinal se lucra muito com vendas, o PIB do mundo cresce e todo mundo fica feliz...todo mundo? é pouco provavel.
Quantas pessoas padecem de fome, frio, sede em paises sub desenvolvidos, o natal deveria lembrar o homem de sua condição humilde e leva-lo mais perto do Todo poderoso.
Infelizmente o enganosso espirito de natal que se aposa das pessoas fazendo com que se tornem por um pouco de tempo mais amaveis deveria se chamar de espirito de hipocrisia, pois daqui a dois meses este sentimento dara lugar a luxuria, pornografia, e pecado que o carnaval traz.
Ora não seria um espirito de hipocrisia, por certo que é, pois se valores cristãos não estiverem todos os dias em nossa conduta, enganamos a nós mesmos com um falso discurso etico.
Querida irmã, creio sim num natal que não seja um dia no ano, que não faça as pessoas se aproximarem por que se sentem tocadas pela data, mais que suspiram o amor mutúo em seus coraçoes em datas festivas ou não, creio num natal que o homem se lembre mais da cruz do que da estribaria, que sinta-se atraido pelo amor de Deus e não fragilizado por musicas natalinas, creio num natal de reflexão, de ajuda ao pobre, de visita aos que não tem uma mão pra segurar, creio sim amada irmã, num natal mais humano, pois é isso que diz a palavra, ele se fez humano para participar de nossa vida.
No mais deixo minha oração de agradecimento a Deus pelas pessoas que compartilham suas vidas comigo.
Natal de verdade é ver a vida com os olhos de Deus.
(Roberval J.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário