terça-feira, 2 de outubro de 2012

EU DESEJO...


Se alguém deseja...

Por Roberval J.A
1 Tm 3,1

Paulo o apostolo dos gentios escreve uma carta da prisão onde estava para seu filho na fé Timóteo, ele deveria saber de algumas coisas a respeito da obra de Deus, dentre estas estava como designar pessoas ao ministério. Nossa reflexão parte de um pressuposto interessante, no começo do capitulo 3 Paulo diz, ´´ Se alguém deseja`` ou aspira o episcopado. Poderíamos sem sombra de duvida dizer que podemos aplicar o principio a qualquer outra função dentro da igreja local.

Desejo. Paulo diz que se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja, (vamos trocar episcopado por função?)

Se alguém deseja alguma função na igreja excelente obra deseja, (acredito que não estou ferindo a exegese do texto assim.)

Paulo deixa claro que o chamado vem acompanhado do desejo de fazer alguma coisa para Deus, alguns homens em toda historia do cristianismo se sentiram não capacitados a fazer alguma coisa para Deus, mais todos queriam fazer a vontade do Senhor, desejo, vejamos o que Paulo diz em outro texto:

Fp 2,13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. (grifo meu)

Ora Deus acabara por colocar no coração do chamado a obra, o desejo de fazer algo para Deus de acordo com o ministério de cada um, Deus não impõe sua vontade de forma ditatorial, mais sim através do convencimento de seu Santo Espírito.

Se o aspirante sente o chamado sentira o desejo, e o desejo alimentara seu sentimento fazendo com que ele trabalhe com alegria e disposição, se não há desejo também não há ministério, e se uma pessoa é colocada no ministério sem ser chamada e sem sentir desejo estará fadada a morte espiritual certa.

No entanto só o desejo não conta para se detectar uma pessoa com chamado, mais é uma boa evidencia, se analisar nisso: faça-se a pergunta ´´ porque eu estou no ministério, nesta função na igreja, sinto prazer na obra ou estou motivado por alguma coisa externa? Sei que Deus me chamou ou percebo que fui chamado pelo homem?``

Estas são algumas das perguntas que podemos fazer para sabermos que temos o desejo que Deus coloca em nós de fazer sua vontade.

Por incrível que pareça existem pessoas que não sentem o desejo de fazer nada na obra de Deus, são como mortas no meio dos vivos, não se animam para fazer a mais simples tarefa e sempre tem uma desculpa esfarrapada na ponta da língua, só para não se envolver com a obra. Já o desejoso sempre aproveita bem as oportunidades, seu desejo saciado alimenta sua vontade de fazer alguma coisa para Deus, ele sabe que trabalha para o Senhor e que sua vida foi chamada com um propósito, e saber disso lhe traz prazer e alegria. Por isso fica a pergunta, você deseja ser cooperador na obra do Senhor?

Roberval J.A

Nenhum comentário: