Detesto a teologia loira burra
As loiras não precisam ficar bravas por que eu vou explicar o caso, bom o que seria teologia loira burra? Definiria assim: é bonita mais não tem conteúdo nenhum, infelizmente vemos muito desta teologia arraigada em vários círculos religiosos, tradicionais, pentecostais e principalmente neo-pentecostal.
Esta teologia começa por abraçar uma serie de erros, vemos, por exemplo, pessoas que foram grandes expoentes e apologistas de nosso tempo se vendendo ao teísmo aberto, como se mudar nosso entendimento de Deus mudaria Deus, querem ´´ tirar `` os atributos da divindade como se isso fosse possível, excluir a onisciência de Deus é tornar Deus menos do que ele é, é exatamente criar um ídolo e como sabemos idolatria é pecado, um Deus que não tem sua personalidade mostrada nas Escrituras não é o Deus verdadeiro e por isso deve ser rejeitado.
Mais a proposta não deixa de ser interessante e ousada, vejam só, e se Deus não fosse exatamente como os grandes pregadores tem pregado durante tantos séculos, inclusive Jesus? Soa cômico não é verdade? Afinal Jesus não poderia ter errado quando expunha o Pai a seus discípulos. Sorrateiramente é isso que a teísmo aberto esta tentando fazer, pintam a ´´ doutrina `` de forma muito bonita apresentam ela com uma aparente erudição falam de sentimentos e amor humano relacional com um Deus que abriu mão de ser Deus pra ter uma família, o interessante de tudo é que as Escrituras não dizem isso, ora por que Deus não pode ser Deus e Pai ao mesmo tempo? Na cabeça dos defensores do teísmo aberto não pode, na cabeça dos escritores bíblicos inspirados por Deus pode, e também na cabeça dos grandes pensadores do cristianismo como Lutero e Calvino, é muita pretensão dizer que estes homens estão errados. Advinha só com quem eu fico?
A idéia é velha mais a abordagem contemporânea tem fascinado algumas pessoas, é uma loira de parar o transito, mais não por que ela é bonita, é por que simplesmente deitou no asfalto, desculpe mais é inconcebível forjar uma teologia pura e santa baseada na Bíblia negando os atributos divinos como a onisciência, afinal se Deus não sabe do futuro, que garantia o homem tem de que tudo vai acabar como diz às escrituras? Que o bem vai triunfar, que a morte vai ser tragada na vitoria, que o Senhor vai voltar, prefiro um Deus-Pai que governa o universo mais cuida de nós carregando seus filhos no braço como um amoroso Pai.
Roberval J.A.
Sola scriptura
Nenhum comentário:
Postar um comentário