sábado, 22 de outubro de 2011

porco ou ovelha? (1º part)

Cultivando a ovelha ou o porco que a em mim. (part.1)


(Uma meditação sobre o caráter em relação aquilo que ouvimos)

Ovelhas são animais de natureza sossegada, geralmente são dóceis e gostam de estar em comunidade, vivendo juntas, já os porcos são animais um tanto relaxados, sua natureza os impulsiona a viverem de forma suja e a comer qualquer tipo de coisa que venha a sua boca, se deliciam com restos de comida deteriorada, misturas orgânicas e até animais, a famosa lavagem dos porcos, repugnante para a ovelha é o manjar dos deuses para os porcos. E com esta introdução começo minha meditação.

Mt 7,6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.

Podemos discernir nas palavras do Senhor Jesus uma diretriz a cerca de falar a Palavra de Deus, sem distorcer o contexto mais simplesmente abrindo o leque de possibilidades aplicativas desta passagem, quero ilustrar dois tipos de ouvintes me concentrando no porco e em sua contra partida (acredito eu) a ovelha.

Vivemos uma crise em nossos púlpitos, muitas igrejas estão arrebanhando porcos e não ovelhas, os porcos são relativamente mais fáceis de lidar, não tem quase cuidado algum podem viver soltos em bandos e comem qualquer coisa, já as ovelhas são meio (enjoadas) só comem pastagens, e estas verdes e suculentas, precisam de cuidado pessoal e tem um caráter diferente dos porcos.

A pergunta é, em relação à Palavra de Deus, você é um porco ou uma ovelha?

Somos porcos quando comemos qualquer coisa, quando uma palavra falada por alguém nos desvia da verdade bíblica, quando não suportamos comida limpa e sem misturas deterioradas.

Poderia citar inúmeras ´´lavagens`` gospel que são diariamente empurradas goela a baixo por tratadores de porcos, são palavras misturadas com alimentos pútridos vindos de conceitos humanos e filosofias de demônios, palavras buscadas na confissão positiva , no relativismo moral, teologia da prosperidade, o velho sincretismo religioso que transforma igrejas santas e currais de ovelhas em abatedouro de porcos. Ainda que os porcos sejam lavados e limpos e seja posta uma comida digna diante deles, estes não reconhecem o valor do beneficio e sua natureza logo os impulsiona a buscar a lama e o alimento misturado e deteriorado da lavagem gospel moderna.

Porcos não conseguem discernir o valor da Palavra Divina, e mesmo que tentemos corremos o risco de desperdiçar nossas palavras, é exatamente isso que Jesus esta dizendo neste texto, como é ruim ver pessoas que em relação à Palavra de Deus são porcas, ficou chocado? É pra chocar mesmo, talvez você seja alguém que tem sido um porco até hoje, despreza uma Palavra firme e bíblica e vive a busca de modismos que aticem sua vontade de satisfazer seus desejos naturais de comer lavagem, é bom buscar prosperidade de Deus, mais é ruim fazermos disso nossa meta de vida, afinal o que o Apostolo Paulo disse deve ter muito peso em nossa vida:

1 Tm 6,8 Tendo sustento e com que nos vestir estejamos contentes.

Porcos só se contentam com aquilo que satisfaz sua natureza, a Bíblia despreza a cobiça, algumas mensagens a atiçam em nosso intimo, roubando de nós uma Palavra que direcione pessoas ao céu, porcos logo se inquietam com pastores de ovelhas, pelo simples fato de serem porcos, e não ovelhas, vão a busca de seus tratadores que os alimentem com o que eles gostam de comer, foi exatamente isso que Paulo disse em:

2 Tm 4,3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; ( grifo nosso)

Infelizmente não da pra falar a porcos, por causa de sua natureza, temos de tomar alguns cuidados em relação a porcos, você pastor preste bem atenção, porcos são nocivos ao rebanho, se no meio do seu aprisco existem porcos trate de cuidar deles para que possam se transformar em ovelhas, caso contrario doenças espirituais serão atraídas para suas ovelhas, os porcos são aqueles que vêm carregados da lama e do mau cheiro do mundo, e logo se ´´destacam`` na multidão, chamam a atenção de uma maneira errada, é impossível não notá-los.

Seja sincero você é o quê? Porco ou ovelha, gosta da Palavra de Deus? Estou falando da Palavra bíblica e sem mistura? Ou prefere alimentos mais ´´balanceados``? Que caráter querido amigo (a) você tem cultivado em relação à Palavra de Deus? Sabe por que a pergunta? É esta Palavra que você recebe ou rejeita que ira definir seu destino:

Jo 12,48 Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.

Sentiu o peso da responsabilidade? Logo mais vamos ver a contrapartida do porco, às ovelhas, e como é bom ser uma.

Continua...

Pb. Roberval J. Albuquerque

Roberval J. Albuquerque, é teologo pela faculdade teologica betesda. E-mail para contatos e convites, robervalraul@yahoo.com.br ou pelo fone 7352-7551

Nenhum comentário: