E Jacó disse: Não tenho nada a ver com esse negocio de G12.
Lembrando que todos os encontros são padronizados, e as mensagens ouvidas são as mesmas quero falar sobre uma hoje, a intitulada ´´Peniel, o encontro com Deus``. Onde é feita uma exegese, ops, deixa eu tirar um pouco dos termos teológicos, na verdade a idéia passada através da mensagem ´´Peniel`` é uma mentira, que tem o ´´intuito`` e deixo aspas bem a mostra porque não passa de uma falacia, e vou falar porque.
1º O nome de Jacó não era uma maldição em sua vida, idéia propagada através dessa mensagem, antes de tudo analisemos um fato.
Você e sua mulher estão alegres pois nasceram seus dois primeiros filhos, que benção, e ainda são gêmeos, maravilha dia de alegria, agora eu pergunto, você colocaria no seu filho um nome que invoca uma maldição? Sim? Não? Pois é se você tem um minimo de bom censo dirá que não.
Logo percebemos que o pai, Isaque não tinha essa intenção, vejamos o texto e perceberemos por que ele ganhou esse nome.
Gn 25,26 Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó. (Parte A)
É claramente perceptível na cultura antiga onde vivia Isaque que as circunstancias em que se nascia um filho poderiam influenciar no seu nome, e isto é claro na vida de Jacó, aquele que agarra o calcanhar de seu irmão.
Infelizmente parece que pegaram Jacó para ´´Judas`` pois jogaram o nome do patriarca na lama muitas pessoas na onda da ´´maria vai com as outras`` também pregam a mesma coisa, que Jacó é um nome de maldição e por isso ele precisava ter seu nome mudado para Israel, o que nós leva ao segundo tópico.
2º Em momento algum a Bíblia diz que o nome de Jacó foi mudado por causa de algum mal. Nem Deus através do anjo do Senhor diz tal coisa, ser chamado de Jacó não caracterizava nenhum mal sobre a vida daquele homem, logo sabemos que Jacó não significa nem nunca significou maldição na vida do filho de Isaque, por isso se você está pensando em colocar o nome de seu filho de Jacó, fique a vontade, mais se ainda esta duvidando vejamos uma coisa interessante, a Bíblia continua chamando Jacó de Jacó, quer ver? Pegue sua Bíblia e abra nos textos ( Êxodo 6,3; Números 23,21; Salmos 24,6; Isaías 2,5; Jeremias 46,27, etc.
Tem mais, é só procurar. Pergunta pra você caro leitor inteligente que tem a mente de Cristo, se o nome antigo, Jacó, significava algum tipo de maldição, e o nome dele foi mudado para não invocar nenhum mal sobre ele, porque a Bíblia continua chamando ele de Jacó ainda? Se você é destes que crêem de outra forma pode postar um comentário para debate, (no bom sentido claro).
Gosto de imaginar personagens bíblicos nos dias de hoje, e se uma entrevista com Jacó chegasse aos nossos ouvidos sobre o uso indevido de seu nome no movimento G12 e em outras mensagens, é provável que ouviríamos algo do tipo: Não tenho nada com esse negocio de G12, e nem o meu Deus.
No mais que a paz de Jesus nosso Senhor domine em nossos corações
Roberval J.A.