segunda-feira, 21 de maio de 2012

Eu adoro de verdade e em espirito!

Idolatria geográfica


Por Roberval J.A

´´ Os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade ``.Foi o que o Senhor Jesus ensinou, no entanto hoje em dia vemos uma tendência preocupante, o ser humano sempre teve a vontade de criar ídolos para si infelizmente existe uma contaminação na alma humana que o prende ao que é material de forma que até o que é espiritual por essência ele quer materializar, por fim mesmo com as melhores das intenções acaba criando ídolos para si de acordo com seus desejos, ídolos como por exemplo a idolatria geográfica.

Mais o que é idolatria geográfica? Pois bem, darei uma definição bem simples, o ato de reverenciar, adorar, ou ter como espiritual um local. Este tipo de idolatria é bem comum no meio do povo de Deus vamos ao problema em si.

O Senhor Jesus esta evangelizando uma mulher samaritana, e ela levanta uma questão teológica pertinente na sua época...

Jo 4;20 Nossos pais adoravam neste monte vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.

A resposta do Senhor parafraseando foi, ´´ não importa onde se adora, o que importa é que seja em espírito e em verdade`` . A mulher não necessariamente era uma idolatra geográfica mais podemos ver o embrião da idéia aqui.

Os idolatras geográficos estão espalhados em todos os lugares atribuem a um espaço poder especial como se Deus estivesse preocupado com tijolos e argamassa. A algum tempo atrás entrei numa ´´ discussão `` com um irmão ele me disse que gostava de orar no monte por que lá estaria mais perto de Deus, que quanto você estiver num lugar alto mais sua oração será ouvida, na hora eu tive vontade de dar um tapa na testa dele, afinal de onde foi que ele tirou essa lorota? Infelizmente muita gente pensa assim vejo muitas pessoas dizendo, ´´ vamos para o monte pra resolver essa dificuldade, monte é sacrifício, por isso Deus escuta nossa oração``. Ai a coisa complica porque tem aqueles mais ´´espirituais`` que avacalham geral com a idéia, tem gente que enterra óleo da unção no monte pra ganhar mais poder, que fica mistificando o lugar como se ele fosse o monte Sinai nos dias de Moises repleto da gloria de Deus, a verdade é que me desculpem mais Jesus nunca deixou ensinamento para que procurássemos um monte e fizéssemos dele um lugar sagrado, você pode pensar assim, ´´ mais Jesus costumava orar no monte `` correto mais ele nunca mistificou e nunca mandou os discípulos fazerem doutrina com a idéia, mesmo tendo orado muitas vezes em montes ele disse o seguinte sobre oração.

Mt 6;6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (grifo nosso)

Pronto podemos fazer doutrina com esse texto por que o Senhor mesmo disse, porem a idéia que Jesus esta ensinando aqui, é, nos preservar de atos de religiosidade vazios como os fariseus.

Tem gente que idolatra a igreja (templo) e vivem dizendo que a igreja é a casa de Deus, transferindo a idéia judaica do templo direto para os nossos dias e atribuindo a um salão alugado ou uma construção própria, poder especial como ´´ casa de Deus ``, antes de tudo quero dizer que a igreja ( templo ) não é a casa de Deus e que o conceito judaico do templo como casa de Deus caducou na cruz, Jesus tornou o templo judeu obsoleto, se Deus quisesse que ficássemos presos ao sistema judaico de adoração no templo de Jerusalém ele teria deixado registrado na sua Palavra, não é mesmo? Tudo bem até aqui? Agora você pode se perguntar, quer dizer que não existe mais templo físico, (digamos assim), onde Deus habita? Claro que sim olhe só o que Paulo diz:

1Co 3;16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Nós cristãos nascidos de novo, lavados e remidos no sangue de Jesus somos o templo onde Deus habita, de modo que a idéia judaica de templo ficou pra trás, com isso não estou dizendo que não devemos ter igrejas (templos) mais sim que devemos acabar com a mistificação das paredes, afinal Jesus morreu por gente e não por cimento e blocos, pessoas são mais importantes que coisas, podemos gostar muito do lugar onde nos reunimos para adorar mais ele não é a casa de Deus, eu sou a casa de Deus você é a casa de Deus.

Por fim temos a idolatria a Israel, este é um grande golpe de marketing, empresas, pastores etc. adoram fazer caravanas para Israel, existe quem afirma que se você for a terra santa nunca mais será o mesmo, é o fim da picada mesmo, quer dizer que fazer uma viagem a Israel vai mudar minha vida? Então a grande maioria dos cristãos no mundo estão ´´ lascados `` pois não podem ir lá na ´´Meca`` gospel receber a minístração pra mudar de vida não querido. Golpe de marketing isso sim, uma viagem pra Israel pelo que vi não sai por menos que R$ 6.000 por pessoa, tem gente que diz que sente algo especial quando vai a Israel que é um algo diferente, claro que é, fica em outro continente quer o que? Deixando a ironia de lado que, diga-se de passagem, não consigo abandonar, fazer um turismo a terra santa não tem nada de mais se você pode pagar, o que me preocupa é dizer que Israel tem um poder inerente em si mesmo, tem gente que vai lá e volta ´´ xarope `` da cabeça só porque visitou o muro das lamentações e subiu de jegue o monte Sinai, gostaria de conhecer Israel, mais com certeza não iria fazer idolatria geográfica com a terra santa, mesmo sendo a terra que Deus deu ao seu povo, as palavras de Jesus continuam ecoando, nem no templo nem no monte mais em espírito e em verdade.

Por fim, não importa onde você esteja, seja debaixo da ponte, na rua, na praia, no monte, na planície, na vala, na oca de índio, no boteco, no prédio, escondido nas catacumbas como os cristãos perseguidos, o que importa é que seja Jesus cristo adorado de verdade e de espírito verdadeiro, pois Deus busca estes adoradores.

Aleluia, Glorificado sejas tu grande Rei Jesus!!!

(ops estou deitado na cama)

Nenhum comentário: