sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tá faltando um evangelho que venha valer a pena viver.

Evangelho integral


Uma abordagem completa da nossa vivencia cristã nestes últimos dias.

Não vemos na bíblia profetas, reis, discípulos nem mesmo Jesus falando sobre o ´´ evangelho integral `` porque o evangelho a vista de Deus sempre foi integral ou seja, a definição seria, a mensagem de Deus aos homens de forma completa abordando todos os aspectos da vida humana, e a vivencia da mesma.

Poderíamos dizer que o homem vive em três aspectos básicos, que são eles: vida espiritual, vida comunitária ou social, e vida pessoal, esta ultima podemos incluir na vida espiritual mais estou desvinculando esta ultima por motivo didático.

O relativismo moral tem feito um belo estrago no caráter da igreja do Senhor Jesus, servimos um Deus de absolutos, convém que vivamos com princípios bem delimitados e claros a respeito de nossa vida na terra, da relação que temos com Deus e com os homens. Infelizmente vemos abordagens das mais variadas à busca pelo material e prazeroso tem muitas vezes sufocado a palavra de Deus como o próprio Senhor diz em uma de suas parábolas:

Mt 13:7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.


Mt 13:22 e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

Vivemos um mundo materialista e consumista infelizmente nossa cultura tem influenciado o modelo de vida da igreja, tornando esta, em algum aspecto parecida com o mundo e com sua demanda, não é a toa que as igrejas mais lotadas são aquelas que prometem soluções rápidas para um publico ávido por consumir os ´´ produtos divinos `` infelizmente igreja cheia não é sinal da benção de Deus, pois muitas vezes vemos estas mesmas igrejas abarrotadas de pessoas sem nenhum compromisso com o evangelho integral, elas fazem o voto na campanha de domingo, mais são péssimos exemplos em seu trabalho secular, demonstram grande interesse quando o pastos fala sobre vitorias e conquistas, mais mostram-se sonolentas ao ouvirem mensagens que falam do reino do seu e de sua dinâmica em nossa vida, são na verdade consumidores e não discípulos.

Por causa disso existe uma ênfase demasiada em um só aspecto da vida cristã em detrimento de outra, igrejas que seguem a linha da teologia da prosperidade geralmente se esquecem ou deturpam certos textos bíblicos para que estes se moldem a sua cosmo visão da vida cristã, isto tem um impacto direto em mim. Dito isto vejamos alguns textos que lançam luz sobre nossa temática sobre o evangelho vivido de forma integral.

Minha relação com Deus: Mt 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. (grifo nosso)


Jesus sempre falava de evangelho integral, ou seja, Deus em todos os aspectos da minha vida vemos isso explicito em suas palavras neste versículo minha relação com Deus tem que abraçar todo meu ser, por isso devemos amá-lo de coração, alma e entendimento, entendo da seguinte forma nossos sentimentos precisam estar voltados para Deus só assim posso viver uma vida sentimental equilibrada, quando meu coração esta em Deus tem a baliza para todos os meus relacionamentos aqui na terra minha vida se torna amável e digna de Deus.

Minha relação com Deus também não é meramente emocional, pois nossas emoções são voláteis, assim temos uma relação espiritual com Deus onde nossa vida foi ligada a dele por meio de Jesus Cristo tornando a igreja santa, um só com Cristo, nossa relação com Deus assim é espiritual e transcendente.

Por fim minha inteligência e capacidade de raciocínio estão inclusos na minha relação com Deus, infelizmente é aqui que muita gente tem patinado minha relação com Deus não é só espiritual e emocional mais também racional, ou seja, em Cristo, minhas faculdades mentais são potencializadas e eu sou capacitado a discernir as coisas de Deus e do mundo vivendo com inteligência diante de Deus e dos homens. Ora se o evangelho de Jesus Cristo abraça estes aspectos da vida humana quem sou eu para diminuí-lo?

Tire suas próprias conclusões uma vivencia cristã que da mais ênfase na vida emocional é o evangelho integral? Ou a que preza mais conceitos materialistas é integral só por que se preocupa em demasia com esta vida na terra? Pense bem.

Minha relação com meu semelhante: Mt 22:39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

 Podemos resumir toda lei de vivencia em comunidade com este texto, certo pensador cristão disse: ame a Deus e a seu próximo e faça o que você quiser. Resumiu toda vida cristã nesta sentença, infelizmente muita gente não sabe amar nem a si mesma como poderá amar seu próximo? A sociedade capitalista e consumista torna o ser humano egoísta deixando sua natureza deturpada, logo quando ingressa na igreja seus valores mundanos vem junto com ele, prova disso faça a seguinte observação sobre si mesmo, em suas orações quanto tempo você gasta pedindo coisas relacionadas a você? E quanto desse tempo você dedica a pedir coisas e interceder por outros? Ficará surpreso sobre si mesmo, infelizmente um evangelho que não trata desse desvio de conduta mais simplesmente se molda a demanda da ´´ clientela `` não é o evangelho integral nem mesmo pode ser chamado de evangelho.

Minha relação com o meu próximo deve ser a mais próxima e amável possível não foi a toa que Paulo disse:

Rm 12:18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;


Veja só ele não disse só com os domésticos da fé ele disse TODOS os homens, sabemos que nem sempre é possível, pois a paz não depende só de nos mais o cristão deve ser um arauto da paz viver na paz e repassar a paz de cristo onde quer que esteja. Infelizmente nesta cultura vale a lei do mais forte, afinal a vida e uma selva ou você come ou e comido, vejo muito as variantes destas palavras ´´ cristianizadas `` na conversação dos crentes, as variantes são, Deus vai me dar aquilo que é do meu inimigo, eu sou cabeça e não calda, apesar desta ultima estar na bíblia ela é usada de forma equivocada, tem até gente que vai botar o pé no carro do vizinho pra ficar com o carro dele, pois ouviu dizer que onde eu pisar será meu. Uma relação cordial e pacífica nestes termos é impossível, responda com sinceridade você gostaria se outra pessoa estive-se orando pra Deus fazer você perder o emprego? Pra ser envergonhado na sua rua, ou pra ficar com o cargo tão disputado na firma? A regra de ouro é FAÇA AOS OUTROS O QUE GOSTARIA QUE FIZESEM COM VOCÊ!

Experimente viver o evangelho que torna minhas relações com o meu próximo mais parecidas com a vivencia de Jesus conosco, vale aqui as palavras do mestre:

Mt 5:1-12 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo:


Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.


Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.


Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.


Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.


Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.


Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.


Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.


Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.


Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

Diria que sofrer por cristo é parte da nossa vida aqui, relacione esta passagem com seus relacionamentos, você é misericordioso com seu próximo? O faminto pedinte por um pão? É manso ou tem um caráter sempre irascível intratável, intragável? Pacífica ou é chamado de fofoqueiro (a) na rua que mora e no trabalho, tem fome e sede de justiça, então espera em Deus? Ou sempre toma atitudes precipitadas e impensadas.

Poderíamos fazer uma enciclopédia sobre o assunto mais não é esta a intenção, viver o evangelho de forma integral e viver a Palavra na minha vida completamente, profundamente, apaixonadamente sabendo que meu Deus e Rei esta comigo em todo tempo velando por minha vida sempre.

No mais graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus.

Por Roberval J.A

Blogueiro e critico de seu tempo.

Nenhum comentário: